A estratégia que precisas de ter para o Instagram 💰

Posted on 10 Jul, 2019 by rita prata

Já falei muito disto no Instagram e foco especialmente nos meus WorkShops ou sessões online: estratégia = 💰

O Instagram tornou-se na plataforma/rede social com mais impacto para os utilizadores e melhor taxa de conversão para clientes em determinadas áreas. E é por isso importante, que quando o usamos, tenhamos um foco, uma estratégia delineada, para que o caminho nos dê frutos, faz sentido? 💭

Assim sendo, hoje partilho contigo algumas linhas estratégicas que deves ter em conta quando decides tornar o teu instagram num negócio, ou levar o teu negócio para o instagram 😍 Vamos lá?


1. OBJETIVOS

É importante ter objetivos definidos para ser mais fácil encontrar e delinear o teu caminho. Não têm de ser obrigatórios, mas, desde que não sejam causadores de algum tipo de pressão externa, são óptimos para não perdermos o foco. E podem ser vários, mas aqui deixo alguns exemplos:

  • Aumentar a tua credibilidade/autoridade no assunto/negócio que estás a vender
  • Conhecer melhor o teu público/cliente/nicho(audiência
  • Aumentar o reconhecimento da tua marca/loja/negócio
  • Criar um elo de interação com quem te segue
  • Aumentar as tuas vendas 🙌🏼
  • Chegar a um público maior com a tua mensagem/propósito

2. FREQUÊNCIA

A frequência da tua presença online é mais importante para ti do que para os outros. E talvez isto ninguém to diga…

É importante que neste parâmetro em particular sejas honesto/a contigo e que com isso consigas encontrar o teu equilíbrio entre o espaço que dedicas ao teu negócio online e ao resto.

Já falei aqui sobre o impacto que por vezes as redes sociais podem ter na nossa vida, e acredito que estares protegido/a de todos esses factores é muito importante , daí falar de honestidade ✨

Tendo isto em conta, pensa:

  • Quanto tempo consigo ou quero dedicar ao Instagram?
  • Quantas vezes consigo publicar por semana (e mais vale começar com menos publicações, do que arrancar com publicações todos os dias e não conseguir…)?
  • Consigo dedicar algum tempo para stories de forma diária ?

Definindo estes três pontos, tens o teu guia para arrancar com mais segurança na tua estratégia 🙌🏼


3. CONTEÚDO

Criar conteúdo pode ser um problema ou uma coisa simples. Depende só de ti 🤓

Normalmente dou a sugestão (porque funciona sempre) de criar listas de temas relacionados com a tua actividade, e nesses temas ir subdividindo em temas mais pequenos para fazer render a informação que temos para partilhar.

Também já dei aqui dicas (e no meu Instagram) de como criar conteúdo e ferramentas que podem facilitar esse processo.

Pensa em:

  • Como posso ajudar a minha audiência com o meu conteúdo?
  • Como a posso inspirar?
  • Como posso resolver as suas dores e fazer a ponte de relacionamento?

Muitas vezes basta colocares-te no lugar do teu cliente/público alvo, para conseguires responder a estas questões 😊


4. HASHTAGS

As hashtags são um dos teus maiores aliados na propagação do teu conteúdo 🙌🏼 E se há mitos sobre elas, vamos já desmistificar…

O número máximo de hashtags que podes utilizar numa publicação são 30, e havendo essa possibilidade deves usa-las ❗️

Quanto a que hashtags deves usar, pensa:

  • Qual é o meu público?
  • Que termos de pesquisa o meu público usa?
  • Qual a sua localização?

Sabendo isto, consegues criar uma lista de hashtags genéricas que podes usar nas tuas publicações e stories, e outra lista de hashtags mais especificas.

Resultado: quando planificas o teu conteúdo, já sabes qual a lista de hashtags deves usar em cada publicação 😉


5. STORIES

Já mencionei aqui os stories e também já partilhei aplicações que te podem ajudar a criar momentos bonitos online 😁O que não te disse foi que os stories são talvez a forma mais instantânea e divertida de criar conteúdo que existe ❗️

Ainda assim, é necessário que o faças com a estratégia que delineaste em mente 🙌🏼

Os stories do Instagram são neste momento o conteúdo com mais visualizações e a tendência é para que este número continue a aumentar.

Os utilizadores da plataforma cada vez vêm menos publicações no feed e consomem mais os vídeos que vão vendo no topo do ecrã.

É por isso importante que a presença neste meio seja feita de forma consistente (tanto quanto definiste para ti) e pensada.

O que é que podes partilhar nos teus stories?

  • Os bastidores do teu negócio (e isto são milhares de coisas!)
  • Conhecer a tua audiência através dos stickers de perguntas, questionários, emojis com slider…
  • Publicar conteúdo que inspire quem te segue
  • Identificar marcas ou parceiros
  • Criar uma história em volta de algo que vais publicar no feed (e aqui as aplicações que partilhei são importantes!)

Apontaste tudo? 🤓

Já sabes, guarda para não te esqueceres ✅

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