o meu blog

sobre tudo e sobre nada

distraction

Concentração em tempos de Cólera

Bla Bla Bla…

Sim, ok.

O que é que disseste?

Repete por favor não ouvi.

Ooops enganei-me.

Diariamente damos por nós em constante distração, certo? Mesmo quem nasceu na era pré-telemóveis-facebooks-snapchats-instagrams-storys-eoutrascenas, é difícil. Estamos a trabalhar e o telefone toca de 5 em 5 segundos com notificações, e mesmo que não toque, mesmo que o famoso do not disturb esteja ligado, a nossa mãozinha não resiste a lhe pegar para ver se há novidades, se há novos posts, se há mensagens no nosso grupo do WhatsApp. Eu própria sofro deste mal, e, sendo freelancer, trabalhando maioritariamente a partir de casa, estas distrações têm uma dimensão maior, e acumulam-se com outras próprias deste contexto.

Para lutar contra elas fui procurando escapes e formas de estar focada no que estou a fazer do princípio ao fim. Ter gatos às vezes não ajuda porque eles aparecem quando querem, e não há nada a fazer contra essa distração em específico, mas há coisas a fazer relativamente às outras.

AMBIENTE

O ambiente de trabalho, por exemplo, pode ser um contra ou um pró, consoante o teu contexto. Se trabalhas sozinho como eu (ou não, também se aplica a restantes), ter regras e horários ajuda. Horários para fazer uma pausa de 15 minutos a cada 2 ou 3 horas, para comer algo, ou respirar fundo e esticar as pernas, ajuda-te a que nas horas anteriores estejas focado, porque já sabes que em poucas horas vais desligar do trabalho, ainda que por pouco tempo.

A envolvência sonora é importante, e há aplicações que nos ajudam neste caso específico, dependendo do que gostamos e o que funciona melhor connosco.

Comigo funciona de uma forma um pouco aleatória, pois por vezes apetece-me ouvir apenas música de fundo através de playlists que já criei, outras vezes apenas os sons da natureza, ou barulho de café. Mas se estou em casa (ou no escritório), como posso ter esses sons à minha disposição se não for a natureza por si só a ditar? Fácil… 🙃

Deixo-vos a minha aplicação favorita para esta última opção.

NOISLI

A Noisli é uma aplicação que funciona tanto em Desktop, como em Smartphone, Tablet, tábua de cozinha, aspirador e afins. O seu interface é minimal e de fácil compreensão e permite customizar os sons que mais gostas à medida que a vais usando. Podes ainda ir guardando as tuas misturas de sons preferidos, como por exemplo sons de chuva e ondas do mar, ou o barulho de café baixinho com chuva intensa, trovoada e vento. As opções são infinitas e no que diz respeito a ajudar à concentração, são muito eficazes, pelo menos deste lado do ecrã. 🙌🏼


Se no entretanto, mesmo com o telefone sem som, sem notificações, não consegues parar de abrir páginas web do teu Facebook, ou Instagram, ou até ver se tens um novo e-mail, o SelfControl é o que precisas, mesmo!

SELFCONTROL

O SelfControl é um aplicativo gratuito para desktop que te ajuda a não patinar na maionese e estragar tudo porque foste ao Facebook e viste um post que comentaste, depois alguém respondeu, e quando deste por ela passou 1 hora e muitos cabelos em pé. Basta activares a extensão no teu browser, indicares os sites que precisas que ele bloqueie por ti, pois o teu control neste assunto é fraco, muito fraco (mea culpa), definires um time frame, ou seja, durante quanto tempo é que precisas que estes sites/páginas estejam bloqueados para ti, para que possas estar focado no que importa. E, se a meio desse time frame não resistires e lá vais tu ao e-mail ver se a tua encomenda já saiu da China, esquece, pois mesmo que reenicies o computador o SelfControl é como a tua mamã, não vacila. 🤓

 


A próxima dica é mais indicada para quem trabalha remotamente, em casa, sem local definido, mas que também se tem mostrado um salva vidas. E o que é? São os espaços de Co-Work.

CO-WORK 

Aqui não há aplicativo, apenas a minha experiência enquanto frequentadora de espaços de co-work. Estes espaços têm-se tornado muito importantes para pessoas como eu por várias razões, mas a mais importante de todas: a concentração absoluta que nos permite.

Num espaço destes, que tenha as mínimas condições (e tenho a felicidade de em Braga ter um que as reune a todas, e ainda tem mais!), a concentração é total, e o rendimento triplica.

Quando tenho um deadline apertado, e preciso de me abstrair de tudo o que o escritório em casa tem, é aqui que encontro o que preciso para dar vazão a uma data de coisas que por vezes em casa demoram mais tempo a desenvolver.

O segredo é conhecer um sítio/espaço de co-work que seja sossegado, com um preço razoável, e com as condições de trabalho essenciais, que são elas: mesas com espaço para o que precisas, boa ligação de internet, acesso a espaço privado com possibilidade de receber clientes se for necessário, e confortáveis.

Por vezes três horas bastam para arrasar naquele projecto que temos empancado e que não vai lá nem com doses industriais de ‘Best of the 80’s’ da VH1 (costuma ser uma fonte de criatividade para mim, just sayin). É importante também que antes de nos deslocarmos a estes espaços já tenhamos uma lista ou ideia do que pretendemos fazer para ser atacado de imediato, tal qual um samurai de espada na mão. Zás ⚔️


De entre estas dicas e aplicações, não há desculpas para não utilizar pois são todas gratuitas; Tanto as dicas como as apps. Apenas os espaços de co-work fogem a esta excepção, pois têm os seus preços, e variam consoante localização e o que têm para oferecer. Mas pontualmente, valem a pena pelo rendimento profissional que proporcionam.

Treinar a nossa mente para estar focada sem distrações nem sempre é fácil, especialmente nos dias de hoje. Não se esqueçam que por vezes são estas distrações que nos atrasam, baralham, confundem no meio de um dia de trabalho, seja lá onde, e o que o nosso trabalho for.

Última dica valiosa: leiam, leiam muito, sempre que puderem. Troquem a TV por um livro, as viagens de metro ou comboio de livro na mão são diferentes, e obrigam-nos a abstrair do que nos envolve, obrigam-nos a treinar a nossa concentração e foco. Leiam, leiam muito. E se tiverem as vossas dicas, apps, truques, partilhem, a caixa de comentários está de porta aberta a todos.

Entretanto, para quem gosta de trabalhar ao som de música, deixo a minha Playlist do Spotify, aplicativo com versão gratuita que serve para ouvir o que já conhecemos e descobrir coisas novas. Se quiserem desbundar um pouco da minha Mix, ela está aqui:

Com isto me despeço, pois já passaram horas com este post e o trabalho atrasou-se, e o telefone está a tocar, e tenho de ir ver o que se passa no instagram e, e,… 😇

Até já 😌

You may also like

Comments

No Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim
Rita Prata

Lisboeta de Gema, Minhota de adoção.

não sejas um ovo podre, subscreve 🤓

Comentários recentes