o meu blog

sobre tudo e sobre nada

ferramentas marketing digital

Ferramentas para dinamizares o teu negócio on-line

O mundo lá fora passou a ser o mundo cá dentro, certo? Dentro da Web. Se não acontece na Web, se não respira na Web, não existe.

A maioria de nós que navega por estas linhas sinuosas da internet não domina o Marketing Digital por várias razões; Ou porque não é a sua formação (razão principal) ou porque o seu negócio é de outra natureza.

Ainda assim o Marketing Digital dita a forma como teu negócio/página/produto chega ao teu público e sim, nem sempre os pequenos negócios ou empresários individuais têm capital para investir ou contratar agências/pessoas especializadas no assunto e acabam por tentar a sua sorte sozinhos. Na maioria destes casos o que oiço é…

‘eu coloco flyers on-line, coloco hashtags e faço muitos story’s mas a coisa não mexe’ 🤷🏻‍♀️

A verdade é que hoje em dia já temos à nossa disposição ferramentas para que nestes casos nos seja relativamente fácil criar conteúdo apelativo ao nosso público alvo, que, para quem faz isto todos os dias, sabe bem que é o elemento chave de captação de novos clientes/seguidores e de os manter.

Vou partilhar aqui quatro das melhores aplicações para criação de conteúdo apelativo, bastante cleans e de fácil percepção/utilização para vocês que estão a começar a vossa luta on-line. 🤓

E o melhor de tudo? São gratuitos… estão à distância de um click. Apenas isto. 🎉

Canva

O Canva pode ser o vosso melhor amigo, basta quererem. É um serviço/app gratuitos (com alguns elementos pagos) que tem à vossa disposição um número bastante considerável de layouts para posts de Instagram, Pinterest, LinkedIn, Facebook, etc. Os tamanhos das imagens/posts já vêm por definição para a plataforma de rede social que pretendes utilizar, e tem um portfolio bastante interessante e vasto de escolhas que podem ser customizadas como quiseres, inclusive colocares o teu logotipo/imagem de marca, mudares o texto, as cores etc. Funciona tanto em desktop e mobile. ⚡️

Unsplash

Precisas de imagens bonitas que representem a tua identidade de negócio, ou uma mensagem que queiras passar aos teus clientes, ou para captares mais público na tua conta? Mas não sabes tirar fotografias e por acaso até tens um iPhoneXPTO ou um Samsung S150 mas a coisa não funciona e acaba por sair ao lado? Ficas deprimido/a e acabas por não publicar nada? No worries… O Unsplash está aqui para salvar o teu dia, e o melhor é que também ele é gratuito. 🎉

Um banco de imagens, com algumas das mais belas fotografias que podes encontrar em bancos de imagens, completamente gratuito 👯‍♀️ é um arruma desculpas para sempre. Usa apenas a caixa de pesquisa no topo da página para encontrares algo que represente o que pretendes e faz o download. Sim, é só isto. Claro que sendo gratuito, e estanto tu a utilizar uma imagem que foi cedida por alguém, se quiseres fazer um agradecimento à mesma, é sempre simpático, mas não é obrigatório.

Dito isto, imagens tuas ou de bancos de imagem, é importante que as mesmas tenham qualidade e sejam apelativas. De outra forma, imagens pixelizadas, sem contexto ou não relativas ao teu objectivo, são total perda de tempo, e passam ao lado do que pretendes. Dito isto: os olhos também comem, é uma verdade absoluta nas redes sociais. 😅

Unfold

Queres ter as stories mais bonitas de sempre do Instagram e não estás a chegar lá? O Unfold trata disso por ti. Mais uma aplicação gratuita (com algumas features pagas), que transforma os teus stories em algo mais interessante e onde podes aplicar mais conteúdo como vídeo, fotografias e texto, tudo no mesmo.

Espetacular, não? 😌

Buffer

Queres ter uma noção mais alargada e um controle mais apertado da tua rede social? Até quem sabe agendar publicações para que não estejas sempre agarrado ao telefone? Poder planear o conteúdo antecipadamente e perceber a melhor hora e dia de publicar, fazer esse mesmo agendamento, e depois verificar as estatísticas de uma forma clara e objectiva? O Buffer é a solução ideal para quem ti, que tens um negócio pequeno, ou és empresário individual, e funciona maioritariamente em redes como Instagram, Facebook e Twitter. Para mais do que isto, passa a ser pago, mas até aqui é tudo gratuito. O Buffer publica por ti o que tu quiseres, quando tu quiseres, e ainda te diz qual foi a performance da tua publicação.

 

Porque é que isto é importante? Para perceberes se o teu conteúdo está a chegar aonde queres, para te libertares do teu negócio nas horas de lazer (pois são essas as melhores horas de publicações nas redes sociais), e com estas informações, teres mais tempo e informação para continuares a tua luta com mais força 💪🏼

Acredito que possa ser demasiado para aqueles que estão a começar a sua vida on-line; Acredito também que muitos de vós já conheçam e trabalhem com estas ferramentas, e se assim o é, são óptimas notícias! Considero que estas quatro aplicações podem fazer a diferença em páginas sociais de negócios em que as pessoas são o seu próprio produto, e são tão diversas como os nutricionistas, os personal trainers, os psicólogos, cake designers e todos os outros empresários individuais cujo trabalho são a sua cara e a sua mensagem. Estas aplicações constituem os primeiros passos para uma presença online cativante e apelativa, e acima de tudo coerente. Há ainda muito mais que pode ser feito… É por isso que este é o primeiro de uma série de posts que visa ajudar quem está a começar e não sabe bem por que caminhos andar.

Espero ter ajudado ☺️

You may also like

Comments

No Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim
Rita Prata

Lisboeta de Gema, Minhota de adoção.

não sejas um ovo podre, subscreve 🤓

Comentários recentes