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Instagram a quanto obrigas…!

Vocês pediram, e cá estou eu a responder à chamada. ☎️

O Facebook ditou as regras do marketing on-line durante muito tempo, mas como tudo na vida, as coisas mudam, giram, dão voltas, encontram caminhos diferentes, ainda que ao mesmo tempo partilhem alguns dos seus princípios.

Hoje o Instagram conta com 1 bilião de utilizadores activos mensalmente. 1 bilião, leram bem…

Olhando para estes números como podemos nós, possuidores de negócios, empresas, produtos, etc, olhar para o lado e ignorar as inúmeras possibilidades de crescer dentro desta plataforma?

Não podemos. A resposta é esta.

Assim sendo, e após a pequena sondagem feita no Instagram, deixo aqui alguns dos tópicos importantes quando se trata de Instagram e de gerir bem o seu conteúdo.

Vamos lá? 💪🏼


1. CONTEÚDO 📸🤳🏼

Começo pelo principal e muitas vezes descuidado pelos utilizadores. Tal como tudo na vida, quando as coisas são apelativas, chamativas, com qualidade, chamam a nossa atenção, certo? No Instagram as regras são as mesmas… e, felizmente, hoje em dia qualquer smartphone tem uma câmara minimamente capacitada para tirar fotografias com qualidade, por isso não há grandes desculpas para não se tirar uma boa fotografia de um produto ou de um momento, ou de alguma coisa em geral que necessite registo.

Podemos dizer que não temos jeito para coisa, que os enquadramentos nos saem mal, e que o smartphone não é assim tão bom. Ok. ainda assim não há desculpas pois temos à nossa disposição inúmeras ferramentas gratuitas de edição de fotografia e de texto, cujo o interface é intuitivo e de fácil utilização, e sobre as quais já falei aqui no blog, é só consultar aqui.

A RETER:

Mau conteúdo pode retirar-vos clientes. Bom conteúdo pode trazer muito mais negócio.

Posto isto…

  • Apelativo
  • Diferenciador
  • Reflexo do negócio, serviço, marca ou produto
  • Com qualidade de imagem e texto
  • Educativo/Explicativo da marca, negócio, serviço ou produto

2. FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÕES 📱

Muitas vezes deixamos reinar na nossa página de Instagram uma espécie de anarquia social (passo a piada), e a organização da mesma é uma coisa para a qual ainda não estamos preparados. O que é que acontece? O clássico…

Numa semana acordamos cheios de pica e lá vai disto, ele é posts todos os dias, stories com fartura até rebentar a conta, é toda uma festa, só seguidores novos e likes, brutal…!

E na semana seguinte o que é acontece?

Silêncio… Vazio… Niente… Rien… Nada…

Ah e tal já temos uns seguidores novos, não temos nada para publicar porque gastamos os cartuchos todos a semana passada com o excitement, e não há problema, quando surgir algo, publicamos de novo. 

🙄🙄

Vamos lá então explicar como é que é suposto isto funcionar… O Instagram é uma rede social, logo implica interação, socialização, conteúdo etc. É também uma rede social que prima pela organização e pela consistência. Isto quer dizer o quê em termos práticos? Que se pretendem fazer publicações diárias, devem fazê-lo sempre para aparecerem sempre no feed dos vossos seguidores e assim também alcançar novos. Se não conseguem publicar todos os dias, definam dentro da vossa disponibilidade dois a três dias por semana em que se comprometem a fazê-lo.

Se a vossa regra não existe, e reina a anarquia do ‘quando consigo, quando tenho 5 minutos, ou quando me dá jeito’, a coisa não vai lá e o Instagram, ou melhor, o seu querido algoritmo, não vos vai ligar nenhuma, muito menos dar importância, e vão para o fundo do buraco, onde ninguém vos vê…

Posto isto…

  • Aloca na tua agenda da semana tempo para planear as acções de Instagram
  • Cria uma consistência/regra de publicações
  • Tenta publicar sempre o mesmo número de vezes por semana, nunca menos.
  • Não quebrar a regra de consistência

3. HASHTAG E GEOLOCALIZAÇÃO 📍

Quem aqui publica posts e stories sem hashtag e localização ponha o dedo no ar? E dos que colocaram o dedo no ar, quantos se queixam que não têm seguidores novos, e só 3 likes por foto? Ah pois…

E porque será? A foto até está riquinha, conseguiram um enquadramento todo coiso e tal, não se percebe… A culpa é do Instagram, claro…! NOT.

Para que servem então estas duas ferramentas do Instagram? Elas estão lá e não é para enfeitar, de certeza, certo?

Sabiam que quando colocam a vossa localização num story ou num post, estes aparecem agrupados com outros na página dessa mesma localização? E pessoas que estejam a procurar por essa localização, que não vos conhecem de lado nenhum, podem encontrar a vossa página e os vossos serviços, apenas porque colocaram a vossa localização? Só por isto?

O mesmo se passa com as hashtags… Ainda que aqui funcione por palavras chave.

Quando fazem as vossas publicações, se querem chegar ao vosso público alvo, convém que coloquem palavras chave que os vossos potenciais clientes usam para procurar informação on-line. E o instagram deixa-vos colocar até 30 diferentes, pelo que basta olhar para este número para pensar no potencial que as hashtags podem trazer para a vossa página!

Do que esperam?

Posto isto…

  • Coloca sempre a localização nos teus posts e stories consoante o teu público alvo a nível geográfico
  • Pesquisa as melhores hashtags para o teu negócio
  • Dá preferência a hashtags em português (se o teu negócio é exclusivo para território nacional)
  • Tens até 30 hashtags para utilizar em cada post
  • Guarda uma nota no teu smartphone com as hashtags para não estares sempre procurar quais são as que deves usar
  • Sempre que possível vai variando as hashtags para ires atingindo públicos diferentes, mas sempre dentro da tua área de negócio/interesse

4. PERFIL 🕴🏻

O perfil é o vosso cartão de visita no Instagram, e como qualquer cartão de visita quer-se bonito, com informação sobre quem somos e os serviços que prestamos, e claro… Os meios de contacto.

Assim sendo, antes de criarmos o nosso perfil, ou mesmo que este já exista, é importante fazer uma lista concisa dos nossos serviços (pois só temos alguns caracteres disponíveis para o fazer) e listá-los na secção de biografia do Instagram.

Para além disto, deve ser fácil para quem está do outro lado conseguir entrar em contacto convosco, pelo que acrescentar o vosso contacto de e-mail, telefone, morada (para quem tem serviço com atendimento ao público), ou localização, são muito importantes para que o primeiro impacto ao entrar na vossa página seja de profissionalismo e de fácil compreensão.

Posto isto…

  • Tem o teu nome/da tua marca/ serviço no teu perfil
  • Lista as tuas áreas de actividade, negócio ou serviços
  • Torna a tua conta numa Business Account (se ainda não tornaste)
  • Coloca a morada do teu estabelecimento, ou a localização/cidade onde prestas os teus serviços
  • Coloca contacto telefónico e de e-mail para facilitar o contacto pelo cliente

5. INTERAÇÃO

Se o Instagram é uma rede social, isso quer dizer que temos de? Quem adivinha…?

Socializar… 🕺🏼

Há quem ainda acredite ou pense que o Instagram a nível profissional é uma montra dos seus serviços e produtos. Até pode ser, mas em primeiro lugar é outra coisa que muitas vezes nos esquecemos. É uma rede, uma rede onde se recebe comentários, mensagens, likes, seguidores, mas onde também tem que se dar na mesma medida, ou quase. Os tempos das montras são para o Marketing tradicional, aqui falamos de Digital e de social, de interação, de captação. Tal como uma relação precisa de dois para funcionar, o Instagram precisa de vida para sobreviver e acima de tudo crescer de forma saudável, de outra forma estanca e não sai do sítio. Pior, pode desaparecer…

É difícil por vezes na ronda do dia a dia de trabalho dedicar tempo a responder a comentários, mensagens que nos enviam, fazer um like aqui e ali nos nossos seguidores, partilhar mensagens de entusiasmo dos nossos clientes, ou stories onde somos identificados. Eu sei que é, mas sem isto nada do que foi descrito acima funciona… É preciso dar vida à vossa conta, é preciso valorizar quem nos segue, quem comenta as nossas publicações e quem nos dá atenção.

Posto isto…

  •  Responde aos comentários das tuas publicações
  • Faz like/gosto nos comentários que recebes
  • Responde às mensagens privadas
  • Partilha as mensagens dos teus clientes a valorizar o teu trabalho e a satisfação deles
  • Comenta na página dos teus seguidores sempre que possível

E chegamos ao fim!

Acredito que se aplicarem estas dicas/ferramentas, e conseguirem organizar o vosso dia para dar oxigénio ao Instagram, com o tempo tudo se vai tornar mais fácil e automático. Vai fazer parte da vossa rotina. Só custa ao início, certo?

Dúvidas que tenham, questões etc, já sabem que podem usar a caixa de comentários abaixo, ou o formulário de contacto que está no site, ou no meu perfil de Instagram 🙃

Boas publicações pessoal! 🙌🏼

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Rita Prata

Lisboeta de Gema, Minhota de adoção.

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