Livros para melómanos 🎧

Posted on 10 Ago, 2019 by rita prata

Como aficionada por várias artes, fico sempre de coração cheio quando estas se cruzam. A minha paixão pelos livros e pela música tem um tamanho gigante, e tenho colecionado ao longo do tempo alguns volumes que me dizem muito 🖤

Já li livros sobre o tema música, e muito com o tema música presente nas narrativas. E nestes anos de vida fui reunindo aqueles que são os meus favoritos. Seja porque a trama é incrível, ou porque nos contam a vida de alguém que na história da construção da música foi importante e deveras inspirador ✨

É uma lista difícil de criar pois são tantos os que me aquecem a alma, que deixar algum de fora, parece crime… Mas tentei reunir os que foram mais relevantes a nível profissional e pessoal.

Vamos a isso? 🤘🏼

ROCK & INDÚSTRIA – STEVE CHAPPLE, REEBEE GAROFALO

Não é um livro fácil de arranjar em Português nos dias de hoje, e o meu já tem muitos anos em cima, e as folhas estão amarelas do uso. Estudava Gestão e Marketing da Música em 2007, e na disciplina de História da Música este era um dos recomendados. Li de uma assentada… 🙌🏼

Em Rock & Indústria viajamos pelos anos dourados da indústria discográfica, onde se faziam milhões a vender discos. Fala também do aparecimento do CD e como no início este formato parecia uma maravilha económica, que dobrou lucros nas editoras. Mas rapidamente o CD mudou o panorama financeiro da indústria, dando início à revolução digital.

A leitura é leve e divertida, muito naquilo que esperamos de um tema sobre música. Steve Chapple e Reebee Garofalo têm o dom de misturar a loucura dos anos dourados, com o glamour da vida em modo rock’n roll 🤘🏼

APENAS MIÚDOS – PATTI SMITH

Este livro de Patti Smith já se tornou um clássico entre muitos de nós, e é um dos favoritos cá da casa por abordar dois temas que me dizem muito: música e fotografia. Patti Smith é de uma genuinidade incrível, e de uma humildade sem precedentes, fazendo com que a leitura seja voraz.

Tem Nova Iorque como pano de fundo para a narrativa onde Patti nos conta como foi o início da sua vida enquanto música, poeta e artista, juntamente com o seu grande parceiro no crime, Robert Mapplethorpe, fotógrafo com uma leitura do mundo fora de série, irreverente, mágica, ainda nos dias de hoje 🖤

É um dos livros que recomendo a tod@s, não apenas aos melómanos, amantes de fotografia, mas a todos os que gostem de se inspirar em vidas reais, histórias de amor e amizade bonitas e verdadeiras ✨

DIVIDED SOUL, THE LIFE OF MARVIN GAYE – DAVID RITZ

Marvin Gaye é, a meu ver, uma das figuras mais importantes do panorama musical mundial. Tudo o que fez, tudo o que criou, e a forma como foi disruptor na sua altura com a mensagem que quis passar ao mundo, e toda a coragem que sempre envergou, tornam-no numa figura muito muito especial 🌿

What’s Going On é um dos discos da minha vida, e um dos discos mais importantes da história de Marvin Gaye, da Motown e da América. Um disco que rompe barreiras, faz perguntas incómodas sobre a guerra do Vietnam, pela boca de um negro numa altura em que aos negros não era permitida opinião. De coragem se vestiu (sempre) Marvin Gaye, e é essa a lição que aprendi com ele.

Ler sobre a sua vida é em tudo inspirador e bastante triste ao mesmo tempo… Não poderia ser de outra forma, e quem conhece a toda a sua história, e como a sua vida terminou, sabe do que estou a falar.

Mas há muito mais do que discos, e finais fatais nas páginas deste livro. Há toda uma vida a decorrer. Uma vida que vale a pena ser lida. Uma coragem que deve ser absorvida e uma verdade que é exemplar 🍃

HUNGER MAKES ME A MODERN GIRL – CARRIE BROWNSTEIN

Os anos noventa foram marcantes para mim no que a música diz respeito. As Sleater-Kinney eram A Cena na altura e apresentavam um rock’n roll diferente, independente, e acima de tudo mordaz, tudo o que uma adolescente como eu precisava na altura 👩🏼‍🎤

Carrie Brownstein – guitarrista e vocalista das Sleater-Kinney – nesta autobiografia, ou livro de memórias, fala-nos do seu percurso enquanto artista, enquanto mulher homossexual a tentar encontrar um lugar onde se sentisse completa, e como constrói o seu espaço quando este ainda não existe.

O tom íntimo da sua escrita faz-nos reviver todos os momentos ao lado dela. E mesmo que não tenhamos passado pelas mesmas dificuldades pessoais e artísticas, sentimos que tudo o que ali está é genuíno. E tal como todos os livros que mencionei anteriormente, a dose de inspiração é elevada, e saímos da narrativa de espírito renovado.

GIRL IN A BAND – KIM GORDON

A par com as Sleater-Kinney, os Sonic Youth marcavam o passo no que a música alternativa dizia respeito na mesma década. Kim Gordon era só a baixista que todas nós queríamos ser.

Em Girl In A Band Kim Gordon fala da falta de representatividade feminina no meio, da forma como a mulher era vista na altura, e o papel que tentou sempre desempenhar honrado a sua maneira de estar e de viver.

Kim conta-nos também o que passou a nível pessoal com Thurston Moore, com o facto de ser mãe e ser baixista de uma das maiores bandas de rock alternativo do mundo, de ser mulher divorciada e como lidar com isso quando os olhos estão todos em cima de ti.

É um relato cru e honesto, e que podia ser de qualquer uma de nós. É uma leitura transversal a qualquer idade e género e especialmente focada para quem conhece e gosta da banda.

Para mim foi importante perceber o ponto de vista de alguém que admiro e que quebrou padrões e ideias pré-formatadas. Que se tornou ícone até aos dias de hoje, e acredito que por muitos mais.

Não foi fácil resumir a escolha a estes cinco títulos, mas acredito que o que prevaleceu foi a relação emocional que tenho com cada um dos artistas e o que representaram para mim em determinada altura da minha vida.

Com Rock & Indústria a relação passa pelo momento em que o li, e por tudo o que aconteceu nesse momento. Principalmente o facto de ter trabalhado na própria indústria e assim entender todas estas mudanças, até aos dias de hoje.

E tu, recomendas algúm título nesta tónica mais musical? 😌

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.