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O malfadado Algoritmo do Instagram 🙆🏼‍♀️

Acalmem-se alminhas, acalmem-se que o Instagram não está, nem vai, reduzir o alcance de posts nem de pescadas (perceberam a piada? Não? Pronto, desculpem 🤒).

Assim de vez em quando parece que alguém se lembra de gerar o pânico na rede, com uma informação que tirou não se sabe bem de onde, sobre o algoritmo do Instagram e como este funciona, sem primeiro se dar ao trabalho de perceber isso mesmo, como é que ele funciona 🙆🏼‍♀️

Já falei aqui muitas vezes, e na minha conta de Instagram, de como podem aumentar as vossas visualizações e interações nas publicações que fazem, já dei truques e dicas para que consigam atingir os vossos objectivos com este novo algoritmo. 📈

Mas vamos lá aprofundar a coisa e tentar explicá-la de forma simples e que retire qualquer margem para dúvidas…👩🏼‍🏫

O algoritmo, em primeiro lugar, e em traços gerais, são linhas de código que determinam como as publicações aparecem, e em que ordem. Isto e nada mais. 👾

Vamos lá perceber quais são os factores principais que definem essa ordem:

  1. Interesse ✨
  2. Novidade/Actualidade ⏰
  3. Relacionamento / Proximidade  👫

1. O interesse é definido por vocês, mesmo que não o saibam ainda… Se vocês seguem e interagem muitas contas de fotografia, alimentação, desporto, ou moda, o Instagram entende que esse é o tipo de conteúdo que tem mais interesse para vocês, pelo que vai dar sempre prioridade ao mesmo, para que vocês tenham sempre acesso ao conteúdo que é demonstrado por vocês, ser o mais importante.

2. Apesar de já não haver a ordem cronológica, o conteúdo quando é apresentado é sempre pela publicação mais recente em primeiro lugar, ou seja tudo o que for novidade ou mais actual, terá prioridade.

3. O algoritmo através da forma como funciona consegue entender quais são as contas com as quais vocês se relacionam mais, comentam, fazem gostos, e definem por isso que são as contas das quais são mais próximas, pelo que normalmente vão ver no vosso feed 80 a 90% de conteúdo de amigos e familiares, e menos de marcas e produtos

O que é que nós, marcas, serviços, produtos podemos tirar disto? 🙇🏼‍♀️

Muita coisa… Entender em primeiro lugar, algo que tenho batalhado muito para passar para vocês que é: humanizarem a vossa marca, o vosso produto, o vosso serviço, caso queiram chegar a mais pessoas, causar impacto, e converte-las em clientes, ou apenas seguidores (dependendo do vosso intuito).

Fazer com que elas olhem para o vosso conteúdo com interesse, que comentem, que interajam, e assim seja considerado prioridade para elas.

Há ainda outros factores que ajudam a que o vosso conteúdo tenha sempre relevância no algoritmo e dos quais já falei muitas vezes também…

Mas vou deixar novamente alguns:

  • publicar no feed pelo menos três vezes por semana, preferencialmente nos mesmos dias e horas;
  • utilizar # relacionadas com o teu negócio e público alvo
  • utilizar sempre a localização na publicação
  • criar conteúdo educativo, interessante, que cause uma emoção 
  • incentiva à resposta nos comentários
  • usa os stories para conheceres melhor a tua audiência e perceber que tipo de conteúdo funciona melhor
  • uma biografia completa, mas simples e funcional e com fácil acesso ao teu contacto e portfolio

O que acharam? O algoritmo é assim tão mau, ou somos nós que temos de entender melhor o seu funcionamento para tirar o melhor partido dele? ☺️

 

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Rita Prata

Lisboeta de Gema, Minhota de adoção.

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