Olá, eu sou a rita, e estou numa reading slump 🙄

Posted on 08 Jan, 2020 by rita prata

‘olá Rita’, seria a resposta ao meu desabafo se estivesse numa sessão de livrólicos anónimos, onde assumia, que de repente, deixei de conseguir ler.

sim, deixei de conseguir ler e não estou a saber lidar… sei que a cabeça tem um milhão de coisas a processar, e que é esse facto que me impede de concentrar nas leituras.

acabei o verão passado com um livro incrível, We Were The Lucky Ones, da Georgia Hunter (edição em Portugal pela Editora Minotauro com o nome Nós Tivemos Sorte), e desde então tudo o que me passa pelas mãos não se demora mais do que 15 páginas. 😭

não duvido da qualidade dos livros que tentei ler, fico até frustrada por ter deixado pendentes leituras como Jayne Eyre, O Deus das Moscas ou Os Irmãos Karamázov… tenho até, nos últimos dias, evitado abrir outros livros com medo de os começar e entrar na slump de novo…

não sei se esperavam uma solução para este problema neste meu artigo, espero que não pois não tenho grande resposta 🤪vou, no entanto, tentar arrumar tudo o que tenho na cabeça, entre trabalho e mudanças pessoais, por forma a que haja novamente espaço para os livros voltarem a entrar.

até porque ler me faz muita falta.

se houver alguém desse lado com solução milagrosa, partilhem please 😩

_header photo by patrick tomasso

4 Comments

  • Marta Moreira 08 Jan, 2020 at 6:25 pm

    Olá Rita! 😅

    Não, deste lado encontro-me frequentemente nesse sítio. Concordo muito com as razões que apontas, mas iria mais longe: há leituras que não se coadunam com determinados estados de alma!

    Aqueles que apontaste, por exemplo, são livros que exigem muito do leitor; a própria escrita, mais massiva (à falta de melhor adjectivo), exige uma predisposição mental específica.

    Eu costumo interromper a leitura e optar por uma de duas coisas: ou um conto (Borges, Sepúlveda, Sofia, ensaios, ou até os americanos – Bukowski e Berlin fizeram maravilhas por mim!) ou então romances na minha língua, recentes, que por serem de escrita moderna e na minha língua nativa (sabemos bem o quão difícil é ler os clássicos traduzidos, por vezes). Depois, retomo o que interrompi com outros olhos!

    Tem resultado! Experimenta e vê como te sentes. 🥰

    Reply
    • rita prata 09 Jan, 2020 at 12:15 pm

      Marta, obrigada! sim, concordo em absoluto… há livros que requerem determinado estado de alma, ou há estados de alma que não combinam com determinados livros. E agora que vejo a lista dos que estão parados tenho de concordar que são todos eles muito massivos na escrita 😅 vou pensar no que me dizes… talvez algo na nossa língua não seja má ideia 🥰beijinho!!

      Reply
  • @os.da.estante.da.ana 08 Jan, 2020 at 8:27 pm

    Olá Rita. Desde Julho que estive assim. Consegui ler 2 livros na praia em setembro e pouco mais… Há uma serie de ideias interessantes para colocares em prática a fim de liminares essa malvada, mas não há uma receita milagrosa. Há uns meses publiquei 10 dicas para superar um Reading slump no meu blog, algumas ajudaram mais que outras, confesso. Entretanto este mês, finalmente, ganhei motivação para conseguir voltar a ler (e apreciar) um bom livro (alias, estou a ler 3 ao mesmo tempo). Entrei pela primeira vez em desafios de grupo, que geralmente correm mal para mim, mas desta vez foi o oposto. Salvaram-me do que mais parecia uma maldição. Espero que saias em breve dessa Reading slump. E que consigas devorar um livro que te tire os pés do chão. Neste momento estou a ler Jane Eyre, O Deus das Moscas e O Senhor dos Anéis (quem diria…) 😉 beijinhos e estou a enviar-te energias positivas 🍀

    Reply
    • rita prata 09 Jan, 2020 at 12:17 pm

      Ana, olá! obrigada pelas boas energias, já chegaram aqui ✨🤗 estás a ler os que tenho empatados, que curioso! e que tal está a correr?? espero que melhor do que a mim 😆eu já participei em desafios de leitura e não correu muito bem, mas tbm pode ter sido o momento que não era o ideal. no entanto vou ler com atenção as tuas dicas. tenho ideia de ter lido na altura que publicaste,e de falarmos sobre isso, mas como não estava a passar pela slump,não absorvi as dicas como devia. força desse lado! e devolvo boas energias, em dobroi ✨beijinhoooo

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.