SEO para a tua vida

Posted on 22 Mai, 2019 by rita prata

*spoiler alert, este post é mais técnico do que o costume, mas foram vocês que pediram 🤓*

Muitos dos que frequentam este blog e o meu canal de Instagram são detentores de Blogs/Sites, ou se não são, estão com vontade de o ser. Muitas das vezes pensam, e sem qualquer maldade pois há coisas que não somos obrigados a saber se não forem da nossa área de especialidade, que o importante é a organização visual do site/blog, e criar conteúdo.

Não estão enganados pois os olhos também ‘comem’ e o conteúdo é o rei desta Web toda e por aí fora… Mas o conteúdo não pode nem deve ser descurado, ou seja, deve ser de relevância para o nosso público alvo, e, sem o comprometer, deve cumprir algumas técnicas e estratégias para que consiga chegar a este mesmo público de forma orgânica.

De acordo com o Search Engine Journal um site/blog com uma boa estratégia de SEO consegue estabelecer uma relação de confiança com os motores de busca (neste caso podemos falar do Google sendo que é o mais usado, seja nos nossos computadores ou smartphones). E, parecendo esta afirmação meio estranha para quem ainda não entendeu o que é SEO nem como é que este pode estabelecer relações de confiança pois não é uma entidade, eu passo a explicar de forma mais simples para que tudo faça sentido.

O que é então SEO?

SEO não são mais do que estratégias e técnicas que podemos usar na criação do nosso conteúdo (seja ele qual for, sobre maquilhagem, livros, carros, nutrição, etc), para que este tenha um bom ranking nas pesquisas orgânicas dos motores de busca.

Muitas vezes fazemos pesquisas por um livro no Google e o que nos aparece em primeiro lugar são páginas patrocinadas (ver exemplo em baixo) 👇🏻

Aqui podemos verificar que o primeiro conteúdo a aparecer na minha pesquisa é patrocinado. Se olharmos com atenção, do lado direito a cinzento temos essa informação de forma bem clara.

Pelo que, se não vamos patrocinar o nosso conteúdo, vamos precisar que de forma orgânica (sem patrocínios) ele consiga aparecer nas primeiras pesquisas, a seguir aos posts patrocinados, certo?

É aqui que entra a estratégia SEO, para garantir que com o tempo (até porque se começares a publicar hoje, a estratégia tem o seu tempo de actuação e não é imediata, pelo que é preciso alguma calma 😁) a tua página apareça nos primeiros resultados, idealmente na primeira página de pesquisas.

Vamos então por partes:

  • Títulos de Páginas ou Posts em Blogs

Usa sempre a tua keyword (palavra chave) no título que vais usar. É importante para captar tanto a atenção do leitor como para o motor de busca para fazer a sua indexação e de melhor forma o colocar nos resultados das pesquisas.

Se já usas uma plataforma como WordPress.org (a melhor na minha opinião para Blogs/Sites de conteúdo), já tens editores de texto que te ajudam a criar títulos principais com a tag de H1, que são mais uma forma de dizer ao Google e outros motores de busca que é ali que está a keyword do teu conteúdo, e também a quem está a fazer a pesquisa.

  • Não compliques o URL do teu artigo/página

Especialmente em posts de blogs, há muito a tendência de se inventar títulos que automaticamente se transformam em links/urls complicados. Os motores de busca não gostam disto. Tenta sempre que o link que tens para a tua página ou o teu post seja de fácil leitura para o motor de busca e que contenha a palavra chave do conteúdo que estás a abordar. Evita isto: pois-é- o-seo-é-que-está-a-dar-dinheiro-sabias-ou-não? 😅

  • Tenta que o teu artigo seja reader friendly, isto é, de fácil leitura para o utilizador.
  • Se tens vários assuntos a abordar, ou sub tematicas, vai utilizando cabeçalhos para organizar melhor a tua informação tanto visualmente como em termos de SEO.
  • Havendo um subtítulo, no teu editor de texto indica-o como H2
  • Se tens um subtítulo desse subtítulo anterior, coloca-o como H3.
  • Se tens listas de informação, indica-as na edição do texto (tal como esta).
  • Se tens um link de referência sobre o assunto de um site que é fidedigno (como eu fiz no início deste post com o SEJ) não te esqueças de o linkar na tua publicação.
  • Usa aplicativos/plug ins que te ajudem a perceber como está o teu SEO no teu artigo/página

Tens vários, eu recomendo o YoastSeo por várias razões. Dá-te, no final de cada artigo, uma análise total do que está correcto e do que precisa de ser melhorado. Por vezes podem ser os parágrafos demasiado longos, palavras muito repetidas, o não preenchimento de campos importantes para o bom posicionamento do artigo nos motores de busca.

  • Não te esqueças de legendar correctamente todas as imagens que colocas nos teus artigos

Quando fazes upload de uma imagem para o teu artigo/página ela vem com o nome que tem por definição. Uma das formas de aumentares a qualidade do teu SEO e de teres melhores resultados nas tuas pesquisas é teres também as tuas imagens legendadas com as palavras chaves a que se relacionam.

  • Não te esqueças de falar sobre o conteúdo chave que indicaste

Não precisas, nem deves, escrever conteúdo a pensar exclusivamente na tua palavra chave e em função do posicionamento que o conteúdo pode ter no Google, pensa sempre na relevância que tem para o teu público alvo e escreve sempre a pensar nele. Mas com isso tem atenção aos detalhes acima mencionados para que ao estares a criar conteúdo ele chegue efectivamente a quem precisa dele.

SEO é barato! Não há desculpas para não o aplicares em todos os artigos/páginas em que tens conteúdo e dares o teu melhor para que chegue a quem precisa!

Com tudo isto em mente, só vos tenho a dizer… Toca a escrever 😁

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *